31.10.21

Já é Halloween!

Algumas das leituras do mês

Peguei um dia de atestado + dez dias de férias em outubro. Quase não saí de casa nesses dias, aproveitei para descansar bastante e tentar recuperar a minha saúde, então acabei lendo mais do que o normal e assistindo a muita coisa também. Com o clima de Halloween no ar, quase tudo que li/assisti no mês foi temático.

O resto da pseudo-decoração

Como eu tinha tempo, fiz esses cupcakes da foto para uma tarde em que convidei a minha prima mais nova para vir aqui em casa assistir a uns filmes comigo (dois dos meus preferidos: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Da Magia à Sedução). Foi legal passar um tempo com ela, porque devido a nossa diferença de idade nós não chegamos a conviver muito.

(E hoje termina oficialmente o #umanosemfazercompras. Não fiz os apanhados de setembro e outubro, o que me deixa meio triste, mas eu não estava mais com cabeça para isso.)

25.10.21

Terminei um projeto com quase dez anos de atraso

Em 2012, quando o mundo estava prestes a acabar de novo (ainda acho que ele deveria ter acabado mesmo dessa vez), resolvi começar um projeto que na época chamei de "Filmes do Studio Ghibli que preciso assistir antes que o mundo acabe". Hoje, quase dez anos depois, terminei de assistir a todos os filmes da minha lista!

  1. Laputa: Castle in the Sky
  2. Grave of the Fireflies
  3. My Neighbor Totoro
  4. Kiki's Delivery Service
  5. Only Yesterday
  6. Porco Rosso
  7. Ocean Waves
  8. Pom Poko
  9. Whisper of the Heart
  10. Princess Mononoke
  11. My Neighbors the Yamadas
  12. Spirited Away
  13. The Cat Returns
  14. Howl's Moving Castle
  15. Tales from Earthsea
  16. Ponyo
  17. The Secret World of Arrietty
  18. From Up on Poppy Hill
  19. The Wind Rises
  20. The Tale of Princess Kaguya
  21. When Marnie Was There

11.10.21

Torta de abóbora

Outubro chegou, e a gente tenta viver o Halloween no Brasil do jeito que dá. O clima por aqui até que está colaborando, anda bem nublado e chuvoso ultimamente, e estou lendo uns livrinhos temáticos também. Hoje resolvi fazer uma torta de abóbora, receita que encontrei faz anos no blog de uma americana que vivia no Brasil, e ainda bem que anotei ela no meu caderninho de receitas porque o blog da moça já não está mais acessível. Vou deixar ela registrada aqui também!


Massa:

1 xícara de farinha de trigo
75g manteiga sem sal, gelada
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de água ou outro líquido (prefiro usar leite)
Pitada de sal

Esquente o forno médio. Num processador, junte a farinha, a manteiga, a canela, o açúcar e o sal. Bata até fazer um farelo. Adicione o líquido aos poucos fazendo somente pulsos com o processador. Continue pulsando até a massa formar uma bola. Retire a massa. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Retire a massa da geladeira. Abra a massa. Coloque a massa numa forma de torta redonda. Forme a borda da torta. Forre a massa com papel manteiga. Coloque pesos por cima para assar a massa. Asse a massa por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar enquanto faz o recheio. (Sempre fiz furinhos na massa com um garfo em vez de colocar o peso e geralmente deu certo.)

Recheio:

3 ovos
1/3 xícara de açúcar refinado
1/3 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de rum (nunca coloquei)
2 xícaras de purê de abóbora*
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de pimenta Jamaica
cardamomo a gosto
raspas de noz moscada a gosto
200g creme de leite
* para fazer o purê eu corto a abóbora já descascada em pedaços e cozinho no vapor para não puxar muita água, e então bato no processador

Numa vasilha grande junte os ovos, os açúcares, o rum, a abóbora e os temperos. Misture bem. Adicione o creme de leite. Misture até ficar uniforme. Despeje o recheio na forma de torta. Asse a torta num forno alto por 15 minutos. Depois asse num forno médio-baixo por mais 35-45 minutos, ou até o recheio ficar firme. Pode usar um palito para testar o recheio. Deixe esfriar 20 minutos antes de servir. Pode ser servido com chantilly.